Nathália Cantergiani, arquiteta e professora universitária, lembrando de sua viagem, fala de Milão e do que viu na Feira Internacional ao revelar quem faz sucesso.
Destaca ainda o que está em voga no momento através de inúmeras fotos, captadas “in loco”.
Tendência em termos de decoração.
É difícil resumir as tantas tendências expostas na feira em Milão. Linhas mais retas e volumes simples aparecem com jogo de balanços e desalinhamentos harmônicos - principalmente para indústria moveleira que trabalha com espaços e não objetos. Os grandes designers apostam nas formas orgânicas e complexidade geométrica, que ainda estão em alta no design de mobiliário. Em termos de cores e materiais, o amarelo ouro, off white, e tons claros de madeira.
Melhores Designers.
Os já consagrados Ronan & Erwan Bouroullec, que são inventivos e projetam formas elaboradas com elegância. A Ligne Rosè lançou um sofá desenhado pela dupla que é um luxo ultra confortável. Vale lembrar os inúmeros jovens designers do Salone Satelite, onde um dos estandes mais instigantes era o da alemã Eliza Strozyk, com a coleção Accordion, inspiradas nas sanfonas do acordeons.
Evento interessante
Fuori Salone é um grande evento, pelo formato diferente das instalações e mostras que acontecem fora dos pavilhões da feira, na Via Tortona e arredores. Este ano havia um antigo galpão com uma instalação simples e incrível montada pela Toshiba com leds, intitulada - Luce Tempo Luogo (Luz Lugar Tempo). A instalação consistia num exterior muito claro e de limites indefinidos pelo branco, em contraste com o interior escuro de um pavilhão onde apenas uma lâmina de chuva iluminada por leds criava um tunel inusitado.
Tempo de Milão
Já estive outra vez na cidade, em outra época durante poucos dias. O espírito de vanguarda está na moda, nas artes, na indústria, e o design está de fato em inúmeros aspectos da cidade. Assim como muitas cidades italianas, em Milão, há o peso de uma história riquíssima em arte e arquitetura.
Mesmo sem o Saloni, pode-se visitar show-rooms de grandes fábricas, lojas e mostras sobre design.
A importância da feira de Milão.
A feira é imensa e expõe produtos de altíssima qualidade estética e funcional. É um termômetro do mercado também, porque lá pode-se ver lançamentos do mundo todo, onde aparecem novidades e a confirmação de tendências de longa duração que se renovam constantemente.
Para o seu trabalho, é interessante a feira? Por quê?
Sem dúvida. Ver tantos projetos e produtos inovadores e estéticamente atraentes é muito estimulante. Para trabalhar com design, ser curioso é fundamental e neste sentido, a feira é um banco de dados muito agradável para pesquisa e coleta de referências. Pode-se observar e testar tudo.
Brasileiros com sucesso no design.
Há poucos brasileiros que desenham para fábricas na Itália, por isso na feira e fora dela, os irmãos Campana são a dupla de maior sucesso. Havia neste ano, exposições paralelas sobre arquitetos e designers do Brasil promovida pela Casa Cláudia.
Além de Milão, houve outros lugares?
Estive em outras cidades italianas nesta viagem - Veneza, Bergamo, Napoli e Roma.
Museus e exposições
A exposição Le Fabbriche dei Sogni (A fábrica dos sonhos) - na Triennale di Milano-Design Museum.
Este é um lugar imperdível em Milão para quem se interessa por design, além das exposições, o museu tem uma ótima livraria e fica num parque belíssimo.
Dicas para quem está começando nesta área do Design
Ser muito dedicado e buscar sempre ampliar seu repertório investigativo, tanto pelo estudo da história, quanto pelas novas tendências. Aprimoramento técnico e estético são fundamentais para que os projetos cumpram seu papel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário