Os alunos do módulo III do curso de Design de Interiores, durante o período entre Março e Maio deste ano, acompanharam todo o processo de evolução das estruturas da Casa Cor 2011, que será realizada na antiga fábrica da Fiateci, zona norte de Porto Alegre.
Relativo à disciplina de Orçamentos e Custos / Gestão de Obras, foram orientados durante as visitas pela Profª Laura Davi, que também irá expôr na mostra.
quinta-feira, 26 de maio de 2011
quarta-feira, 25 de maio de 2011
CASA COR 2011
Terá início em Porto Alegre, no dia 31 de maio, a Casa Cor 2011, trazendo renomados arquitetos e designers que apresentarão as novidades e tendências em decoração.
Para maiores informações acesse o site da Casa Cor, através do link http://www.casacor.com.br/rs/
Para maiores informações acesse o site da Casa Cor, através do link http://www.casacor.com.br/rs/
sexta-feira, 13 de maio de 2011
Milão 2011 - Nathália Cantergiani
Nathália Cantergiani, arquiteta e professora universitária, lembrando de sua viagem, fala de Milão e do que viu na Feira Internacional ao revelar quem faz sucesso.
Destaca ainda o que está em voga no momento através de inúmeras fotos, captadas “in loco”.
Tendência em termos de decoração.
É difícil resumir as tantas tendências expostas na feira em Milão. Linhas mais retas e volumes simples aparecem com jogo de balanços e desalinhamentos harmônicos - principalmente para indústria moveleira que trabalha com espaços e não objetos. Os grandes designers apostam nas formas orgânicas e complexidade geométrica, que ainda estão em alta no design de mobiliário. Em termos de cores e materiais, o amarelo ouro, off white, e tons claros de madeira.
Melhores Designers.
Os já consagrados Ronan & Erwan Bouroullec, que são inventivos e projetam formas elaboradas com elegância. A Ligne Rosè lançou um sofá desenhado pela dupla que é um luxo ultra confortável. Vale lembrar os inúmeros jovens designers do Salone Satelite, onde um dos estandes mais instigantes era o da alemã Eliza Strozyk, com a coleção Accordion, inspiradas nas sanfonas do acordeons.
Evento interessante
Fuori Salone é um grande evento, pelo formato diferente das instalações e mostras que acontecem fora dos pavilhões da feira, na Via Tortona e arredores. Este ano havia um antigo galpão com uma instalação simples e incrível montada pela Toshiba com leds, intitulada - Luce Tempo Luogo (Luz Lugar Tempo). A instalação consistia num exterior muito claro e de limites indefinidos pelo branco, em contraste com o interior escuro de um pavilhão onde apenas uma lâmina de chuva iluminada por leds criava um tunel inusitado.
Tempo de Milão
Já estive outra vez na cidade, em outra época durante poucos dias. O espírito de vanguarda está na moda, nas artes, na indústria, e o design está de fato em inúmeros aspectos da cidade. Assim como muitas cidades italianas, em Milão, há o peso de uma história riquíssima em arte e arquitetura.
Mesmo sem o Saloni, pode-se visitar show-rooms de grandes fábricas, lojas e mostras sobre design.
A importância da feira de Milão.
A feira é imensa e expõe produtos de altíssima qualidade estética e funcional. É um termômetro do mercado também, porque lá pode-se ver lançamentos do mundo todo, onde aparecem novidades e a confirmação de tendências de longa duração que se renovam constantemente.
Para o seu trabalho, é interessante a feira? Por quê?
Sem dúvida. Ver tantos projetos e produtos inovadores e estéticamente atraentes é muito estimulante. Para trabalhar com design, ser curioso é fundamental e neste sentido, a feira é um banco de dados muito agradável para pesquisa e coleta de referências. Pode-se observar e testar tudo.
Brasileiros com sucesso no design.
Há poucos brasileiros que desenham para fábricas na Itália, por isso na feira e fora dela, os irmãos Campana são a dupla de maior sucesso. Havia neste ano, exposições paralelas sobre arquitetos e designers do Brasil promovida pela Casa Cláudia.
Além de Milão, houve outros lugares?
Estive em outras cidades italianas nesta viagem - Veneza, Bergamo, Napoli e Roma.
Museus e exposições
A exposição Le Fabbriche dei Sogni (A fábrica dos sonhos) - na Triennale di Milano-Design Museum.
Este é um lugar imperdível em Milão para quem se interessa por design, além das exposições, o museu tem uma ótima livraria e fica num parque belíssimo.
Dicas para quem está começando nesta área do Design
Ser muito dedicado e buscar sempre ampliar seu repertório investigativo, tanto pelo estudo da história, quanto pelas novas tendências. Aprimoramento técnico e estético são fundamentais para que os projetos cumpram seu papel.
terça-feira, 10 de maio de 2011
Visita ao teatro CIEE
Alunos do módulo 5 do Curso de Design de Interiores fizeram no dia 25 de abril visita técnica ao teatro do CIEE, em Porto Alegre.
Acompanhados pelas professoras Claudia De Bem e Ana Claudia Vettoretti, conheceram o funcionamento do palco do local, um dos mais bem equipados da cidade, assim como as instalações privativas e técnicas do teatro.
A atividade complementar ao tema Cenografia, desenvolvido no módulo, permitiu ainda que os alunos visualizassem no palco os diferentes tipos de iluminação existentes.
quarta-feira, 4 de maio de 2011
Puxados de vidro em Londres
Apesar de puxadinhos, a visibilidade é imensa.
Nas cidades inglesas, recentemente, os pátios, jardins e terraços estão todos sendo cercados por vidro. Em outro lugar do mundo, isto seria fora de cogitação, porém em Londres, tudo é permitido.
Porém a privacidade é nula, pois assim como há bastante visibilidade de dentro pra fora, o contrário também acontece.
Bastante minimalistas, estas extensões de vidro estão sendo tratadas como o novo cubismo.
Para quem quiser se aprofundar mais no assunto, vale a pena conferir o site: www.paularcherdesign.co.uk
Outros estilistas, agora em Londres, São Paulo, Moscou e Nova York
Ao mesmo tempo em que Madame Grés está mais viva do que nunca em Paris (apesar de ter morrido a mais de 17 anos), através da exibição de todos os seus vestidos no Museu Bourdelle, em Paris, há outras exposições de primeira linha pelo mundo.
Em Londres, o estilista japonês Yohji Yanamoto está expondo ao redor de 60 peças, videos de desfiles e entrevistas no Museu Victoria and Albert até o dia 10 de julho.
Quem quiser passar as suas férias em Londres, pode aproveitar e comprar os dois livros incríveis de sua autoria, à venda na livraria do próprio museu.
Marca registrada de Yanamoto: corte incomum, bons tecidos e o uso do preto.
Em São Paulo, com seus 88 anos, Pierre Cardin, em carne e osso, expõe 160 roupas escolhidas a dedo, de toda a sua coleção, no Shopping Iguatemi, para quem quiser olhar e reviver o passado, com as criações do final da década de 60.
Em Moscou, no Pushkin Museum Of Fine Art, Dior, com o trabalho de todos os estilistas, inclusive Galiano, apesar da demissão. A exposição das peças ficará até 24 de julho.
A partir de 4 de maio até 31 de julho, Alexander McQueen , com mais de 100 looks, incluindo aqueles apresentados depois de sua morte, no Met, em Nova York.
terça-feira, 3 de maio de 2011
Entrevista Izabele Colusso - revista da Associação de Arquitetura de Interiores
Leiam a entrevista com a Arquiteta e Urbanista Izabele Colusso, na revista da Associação de Arquitetura de Interiores do RS AAI RS, diretamente no site.
Segue link abaixo:
Exposições sobre Arte e Moda, com Marilice Corona, artista plástica
Sobre exposições, falou-nos nossa querida professora de Expressão Gráfica: Marilice, que retornou da viagem de duas semanas pela Europa, incluindo Lisboa e Paris, com o único intuito de visitar museus.
As entradas para os museus já estavam prontas, via internet, desde o Brasil, para "ver, respirar e sentir" a arte e não ficar em filas.
Museu D`Orsay/Paris
No Museu D`Orsay está tendo uma exposição de Manet, pouco explorada, segundo Marilice, visto que o acervo não está completo. Mas só o fato de estar lá e ver Manet, já foi o máximo.
Olympia
Maravilhada, Marilice falou-nos que as exposições sobre Moda são muito organizadas, detalhadas e documentadas, como a que viu Musee Les Arts Décoratifs - Paris - Exposition - Les Années 1990 - 2000 - Histoire idéale de la mode contemporaine vol. II - 25 de novembro de 2010 a 8 de maio de 2011.
No Museu Bourdelle, os vestidos estão expostos como se fossem as próprias esculturas. Madame Grés fazia com a seda o que se fazia com o mármore.
Gostou tanto da exposição de Madame Grés, a rainha dos drapeados, escultora dos tecidos que adquiriu um livro.
Adorou também os passeios curtos e rápidos de trem para Stuttgart e outros pequenos lugarejos da Alemanha.
No Museu Linden, em Stuttgart, na Alemanha, dos mais importantes museus etnológicos (a etnologia estuda o homem em toda a sua multiplicidade racial, étnica e cultural), Marilice viu peças interessantes do mundo inteiro.
Isto nos fez lembrar das aulas de História do Design (Profa Cilene), pois o centro de Stuttgart é uma volta à história do Design, com a maravilhosa praça do mercado em estilo Art Noveau e as propriedades Meissenhof de estilo Bauhaus).
Postaremos depois outras curiosidades de sua viagem, aguardem.
Assinar:
Postagens (Atom)