Inicio

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Eventos

O Congresso Internacional de Arquitetura e Design – CAD apresentará as diversas tendências em arquitetura e design. Renomados profissionais, nacionais e internacionais irão apresentar aos congressistas suas experiências e cases de sucesso.

O desenvolvimento de projetos arrojados com a utilização de novos materiais e novas tecnologias focadas na sustentabilidade será a tônica do evento.

O objetivo do CAD é promover o debate, a troca de experiências entre os congressistas e apresentar os diversos caminhos existentes para a solução dos desafios arquitetônicos.

Destaques:
Ruy Ohtake e Hans Donner


Valor com desconto até dia 05 de Outubro:
R$ 220,00 por dia
Estudantes e Associados de Entidades de Arquitetura, Design e Comunicação Social pagam meia-entrada: R$ 110,00 por dia
É necessário apresentação dos comprovantes de estudantes e associados no dia das palestras.

Associações, Sindicatos e Institutos com desconto: Crea, Iab, ApDesign, Saergs, Asbea, Abea, Abd, Aai, Abap, Anp, Sindicato dos jornalistas, publicitários, designers e relações públicas, entre outras.
Programação completa:

Inscrições:
http://www.scheneventos.com.br/cad/

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Concurso Lorenzetti

2º Concurso Cultural Decoração de Banheiros

 
"Concurso exclusivamente cultural e artístico entre a Lorenzetti e os profissionais de arquitetura e design de interiores, com a finalidade de selecionar os 60 melhores projetos de banheiros, por meio de um concurso de caráter nacional, em parceria com a Editora Décor".

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Ainda sobre as bandejas UH !


Cristiano Cunha, criador das bandejas UH! nos fala mais um pouco sobre este produto.

1. É a primeira vez que comercializas um produto teu em shopping?
Sim, é primeira vez.

2. Por que a Brickell?
O contato foi realizado através da MARQUE Design, responsável pela confecção das peças.

3. Quais os outros produtos que tem esta estampa além da bandeja?
No momento, para comercialização, somente a Bandeja UH!

4. E a cor do fundo é sempre a mesma? Já experimentaste colocar outras cores de fundo tais como branco, etc.?
A estampa foi criada somente com o fundo preto, pois a idéia é, através da utilização de cores nos demais elementos, criar um ritmo cromático dinâmico pelo contraste com o fundo escuro.

5. É fácil criar estampas ? Existe alguma técnica especial? A estampa pode ser colocada em qualquer produto?
Na verdade é necessário muito estudo da forma que será criada e pesquisa de possibilidades de aplicá-la ao rapport (módulo padrão utilizado para elaboração da estampa corrida através da repetição). Existem algumas técnicas de como aplicar o rapport para estampas corridas e técnicas de criação e elaboração da estampa que vamos desenvolvendo através do "fazer" e da experiência que adquirimos com o tempo. Podemos aplicá-la na maioria dos produtos. Levando sempre em conta o material, tipo de superfície deste produto e da sua funcionalidade.

6. E o nome UH ! ? De onde surgiu esta idéia? Por que o ponto de exclamação? (São poucos os nomes próprios que tem este ponto de exclamação. Alguns conhecidos são o restaurante B ! (antigo Bazzar da Lagoa, que fica no segundo piso da Livraria da Travessa no Rio de Janeiro, no Leblon, na Visconde do Pirajá ) e o restaurante BAH ! em Porto Alegre.
Segundo Felipe Mello, proprietário da MARQUE Design "o nome veio inicialmente do primeiro desenho que veio a minha cabeça. Era uma bandeja com apenas duas dobras.Depois reforcei a idéia e botei um ponto de exclamação a partir da reação das pessoas vendo o produto: sempre causava uma boa surpresa. Então o UH! acabou servindo também para fazer uma brincadeira com a surpresa das pessoas..."

7. Outra informação importante sobre a bandeja.
A bandeja é feita de acrílico transparente 3mm, com adesivo transparente com impressão digital. Os acabamentos são feitos de madeira laqueada.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Ateliê Marieta Gonçalves


   O Ateliê Marieta Gonçalves, na zona sul de Porto Alegre, oferece curso de pintura a óleo, fusing, pintura e porcelana, cerâmica e escultura. Além dos cursos o ateliê possui loja onde vende os produtos lá produzidos, e ainda móveis de madeira de demolição. Mais informações através do blog http://ateliemarietagoncalves.blogspot.com/











sábado, 11 de junho de 2011

BANDEJAS UH !

Cristiano Cunha, docente do curso de Arquitetura e Urbanismo e do curso de Design de Interiores do Centro Universitário Metodista do Ipa, está comercializando suas BANDEJAS UH ! em Porto Alegre, na Brickel, nos shoppings Moinhos de Vento, Iguatemi e Praia de Belas.  As bandejas são produzidas em acrílico revestidas de adesivo translúcido. A MARQUE Design disponibiliza também para a BANDEJA UH! estampas criadas pela designer Renata Rubin.


Museu Iberê Camargo-Regina Silveira

Foi também no Iberê Camargo que Regina Silveira, artista plástica gaúcha, radicada em São Paulo, escolheu para expor as suas obras na exposição Mil e um dias e outros enigmas, finalizada em 29 de maio.

Museu Iberê Camargo

Cláudia de Bem e os seus alunos de Iluminação Artificial visitaram o Museu Iberê Camargo.

Como tarefa, eles deveriam ficar dentro do museu em silêncio por cinco minutos e após escrever em uma folha de papel a sensação provocada pelo espaço.

A aluna Dulce Scalzilli descreveu o seu depoimento, mostrando bastante sensibilidade:



UMA TARDE NO MUSEU
                                                                    SUBJETIVIDADES
E cá estamos nós novamente, na nossa pequenez cultural, tentando encontrar nosso espaço nessa imensidão de talento, cultura, percepção...
A chegada à garagem já impressiona, com sua entrada situada estrategicamente no lado oposto ao museu, ao mesmo tempo facilitando o acesso para quem vem pelo lado com maior fluxo de veículos, num nível subterrâneo, como se estivesse realmente marcando meu ingresso a outro universo... A amplidão, a limpeza, o uso de materiais diferentes, nada que lembre um estacionamento como estamos acostumados.
Agora em frente ao museu, antes de entrar, o visual do rio, lago, estuário, ou seja lá que nome queiram dar, Guaíba, é uma obra à parte. Ele se impõe orgulhoso, e então pensei: agora o rio é o museu, e o museu é a obra do artista em exposição permanente, pois é o rio o guardião do museu. Quando lá dentro o rio é uma das obras, um quadro que, conforme a hora do dia, varia suas luminescências, do prata ao dourado, do azul noite ao azul prateado, alternando dias e noites, num ritmo constante mas imperceptível, como o ritmo das suas águas.
Entrar no museu... Ah, entrar no museu deu a real significância de mim mesma: lá dentro fiquei pequena, quase não existo.
Uma beleza imponente, uma escultura urbana, que nos permite passear por dentro dela, quase a deslizar por seus ambientes, suas rampas com suas clarabóias.
E ainda tive o privilégio de conhecer o museu com uma exposição que o torna ainda mais belo.
Custei a perceber que o ambiente tinha uma iluminação mais fraca, pois as luzes tinham sido diminuídas para receber e melhor admirar a obra de Regina Silveira.
 Sim, por que a obra de Regina Silveira não está apenas exposta, ela atesta, ela ratifica, se torna cúmplice da grandiosidade e beleza do museu e este, por sua vez, permite até que uma parede ou outra seja modificada, algumas luzes sejam apagadas sem que o seu próprio brilho seja alterado.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Visita à Casa Cor

   Os alunos do módulo III do curso de Design de Interiores, durante o período entre Março e Maio deste ano, acompanharam todo o processo de evolução das estruturas da Casa Cor 2011, que será realizada na antiga fábrica da Fiateci, zona norte de Porto Alegre.
   Relativo à disciplina de Orçamentos e Custos / Gestão de Obras, foram orientados durante as visitas pela Profª Laura Davi, que também irá expôr na mostra.




quarta-feira, 25 de maio de 2011

CASA COR 2011

   Terá início em Porto Alegre, no dia 31 de maio, a Casa Cor 2011, trazendo renomados arquitetos e designers que apresentarão as novidades e tendências em decoração.
   Para maiores informações acesse o site da Casa Cor, através do link http://www.casacor.com.br/rs/

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Milão 2011 - Nathália Cantergiani

   Nathália Cantergiani, arquiteta e professora universitária, lembrando de sua viagem, fala de Milão e do que viu na Feira Internacional ao revelar quem faz sucesso.
Destaca ainda o que está em voga no momento através de inúmeras fotos, captadas  “in loco”.

Tendência em termos de decoração.

   É difícil resumir as tantas tendências expostas na feira em Milão. Linhas mais retas e volumes simples aparecem com jogo de balanços e desalinhamentos harmônicos - principalmente para indústria moveleira que trabalha com espaços e não objetos. Os grandes designers apostam nas formas orgânicas e complexidade geométrica, que ainda estão em alta no design de mobiliário. Em termos de cores e materiais, o amarelo ouro, off white, e tons claros de madeira.

Melhores Designers.

   Os já consagrados Ronan & Erwan Bouroullec, que são inventivos e projetam formas elaboradas com elegância. A Ligne Rosè lançou um sofá desenhado pela dupla que é um luxo ultra confortável. Vale lembrar os inúmeros jovens designers do Salone Satelite, onde um dos estandes mais instigantes era o da alemã Eliza Strozyk, com a coleção Accordion, inspiradas nas sanfonas do acordeons.

Evento interessante

   Fuori Salone é um grande evento, pelo formato diferente das instalações e mostras que acontecem fora dos pavilhões da feira, na Via Tortona e arredores. Este ano havia um antigo galpão com uma instalação simples e incrível montada pela Toshiba com leds, intitulada - Luce Tempo Luogo (Luz Lugar Tempo). A instalação consistia num exterior muito claro e de limites indefinidos pelo branco, em contraste com o interior escuro de um pavilhão onde apenas uma lâmina de chuva iluminada por leds criava um tunel inusitado.

Tempo de Milão

   Já estive outra vez na cidade, em outra época durante poucos dias. O espírito de vanguarda está na moda, nas artes, na indústria, e o design está de fato em inúmeros aspectos da cidade. Assim como muitas cidades italianas, em Milão, há o peso de uma história riquíssima em arte e arquitetura.
Mesmo sem o Saloni, pode-se visitar show-rooms de grandes fábricas, lojas e mostras sobre design.

A importância da feira de Milão.

   A feira é imensa e expõe produtos de altíssima qualidade estética e funcional. É um termômetro do mercado também, porque lá pode-se ver lançamentos do mundo todo, onde aparecem novidades e a confirmação de tendências de longa duração que se renovam constantemente.

Para o seu trabalho, é interessante a feira? Por quê?

   Sem dúvida. Ver tantos projetos e produtos inovadores e estéticamente atraentes é muito estimulante. Para trabalhar com design, ser curioso é fundamental e neste sentido, a feira é um banco de dados muito agradável para pesquisa e coleta de referências. Pode-se observar e testar tudo.

Brasileiros com sucesso no design.

   Há poucos brasileiros que desenham para fábricas na Itália, por isso na feira e fora dela, os irmãos Campana são a dupla de maior sucesso. Havia neste ano, exposições paralelas sobre arquitetos e designers do Brasil promovida pela Casa Cláudia.

Além de Milão, houve outros lugares?

   Estive em outras cidades italianas nesta viagem - Veneza, Bergamo, Napoli e Roma.
 
Museus e exposições
 
A exposição Le Fabbriche dei Sogni (A fábrica dos sonhos) - na Triennale di Milano-Design Museum.

Este é um lugar imperdível em Milão para quem se interessa por design, além das exposições, o museu tem uma ótima livraria e fica num parque belíssimo.

Dicas para quem está começando nesta área do Design
 
Ser muito dedicado e buscar sempre ampliar seu repertório investigativo, tanto pelo estudo da história, quanto pelas novas tendências. Aprimoramento técnico e estético são fundamentais para que os projetos cumpram seu papel.




terça-feira, 10 de maio de 2011

Visita ao teatro CIEE

   Alunos do módulo 5 do Curso de Design de Interiores fizeram no dia 25 de abril visita técnica ao teatro do CIEE, em Porto Alegre.
   Acompanhados pelas professoras Claudia De Bem e Ana Claudia Vettoretti, conheceram o funcionamento do palco do local, um dos mais bem equipados da cidade, assim como as instalações privativas e técnicas do teatro.
   A atividade complementar ao tema Cenografia, desenvolvido no módulo, permitiu ainda que os alunos visualizassem no palco os diferentes tipos de iluminação existentes.






quarta-feira, 4 de maio de 2011

Puxados de vidro em Londres

   Apesar de puxadinhos, a visibilidade é imensa.
   Nas cidades inglesas, recentemente, os pátios, jardins e terraços estão todos sendo cercados por vidro. Em outro lugar do mundo, isto seria fora de cogitação, porém em Londres, tudo é permitido.

                                                                        



   Para Paul Archer, arquiteto inglês, autor das obras acima, os "caixotes de vidro dão um ar de modernidade, os vidros estão mais resistentes e dispensam molduras e evoluíram no quesito performance térmica.
   Porém a privacidade é nula, pois assim como há bastante visibilidade de dentro pra fora, o contrário também acontece.
   Bastante minimalistas, estas extensões de vidro estão sendo tratadas como o novo cubismo.
Para quem quiser se aprofundar mais no assunto, vale a pena conferir o site: www.paularcherdesign.co.uk